sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ANITA MALFATI

DESAFIADORA

"Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade[...]Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura."Anita Malfatti.


O Homem Amarelo

REVOLUCIONÁRIA


Revolucionou o tradicioal e abriu caminho para o modernismo brasileiro, mas como praticamente tudo que é diferente causa estranheza, recebeu as mais duras críticas, principalmente de sua família, de quem ela mais esperava aceitação.

A mulher de Cabelos Verdes

INJUSTIÇADA

Em sua exposição, 5 anos antes da Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu um artigo entitulado "Paranóia ou Mistificação" em que comparava as obras de Anita "Aos desenhos dos internos dos manicômios". A partir de então, Malfati começou a receber bilhetes ofensivos e vários trabalhos vendidos foram devolvidos ou destruídos a bengaladas.

A Boba

A MUDANÇA


Vários poetas e artistas foram ao seu favor, culminando assim a Semana da Arte Moderna de 1922, na qual a participação de Anita voltou a escandalizar.

O Japonês

SER - HUMANO


Anita entra em depressão e abandona a arte. Um ano depois da Semana de Arte Moderna, viaja para Paris, volta recuperada, mas disposta a pintar uma arte mais conservadora.

Torso

LIVRE


Nos anos 50, até sua morte, em 1964, vive muito distante das polêmicas artísticas, recolhida em seu sítio.


Interior de Mônaco

Segundo suas próprias palavras "Tomei a liberdade de pintar a meu modo".


Tropical

Um comentário:

  1. Muito legal,estava em uma pesquisa da escola e você me ajudou bastante !

    ResponderExcluir