segunda-feira, 28 de setembro de 2009

OSCAR NIEMEYER

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein".

Teatro Popular de Niterói

Com suas obras revolucionou a estética, o jeito de construir e transformou a paisagem de várias cidades do Brasil e do exterior, como o Rio de Janeiro - sua cidade natal - Brasilia, Nova York, Paris, Milão.

Museu de Arte Contemporânea em Niterói

Como o próprio Niemeyer admite, a característica principal de seu trabalho é a inspiração fundamentada nos traços da natureza.


Catedral de Nossa Senhora Aparecida em Brasília

Ele a imita, mas não a agride e nem interfere na mesma, dando a impressão que o ambiente é uma pintura que foi incorporada às suas obras e vice-versa. E assim, não só respeita o espaço, mas faz dele a própria essência de sua arquitetura.


O Olho - Museu Oscar Niemeyer em Curitiba


Com curvas perfeitas, livres, equilibradas, sua arquitetura parece possuir alma própria e tornam suas obras únicas, dificeis de serem imitadas, influenciando arquitetos de todo o mundo.
Transformando prédios em obras de artes, ele modela o concreto de forma que pareçam leves; harmoniza o espaço agregando valores sociais e culturais.


Argel 1969


As obras de Niemeyer não são apenas funcionais, mas encantam os olhos, causa surpresa, deslumbra e emociona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário