domingo, 15 de maio de 2011

SUNFLOWER SEEDS - SEMENTES DE PORCELANA


Pode-se comer? Há quem já tenha levado uma das sementes de girassol à boca, como conta, rindo, o próprio artista chinês Ai Wei Wei. Sua mais recente instalação, Sunflower Seeds, montada na galeria Tate Modern, de Londres, tem causado bastante alvoroço entre os visitantes. Não é para menos: 100 milhões de sementes distribuem-se pelo espaço de mil metros quadrados, formando uma massa única impressionante. À primeira vista, as pequenas peças parecem mesmo de verdade. Mas a história é ainda melhor. São de porcelana. E foram feitas uma a uma, moldadas e pintadas a mão por 1,6 mil trabalhadores de Jingdezhen, a mil quilômetros da capital, Pequim.
Juntas, elas fazem um comentário crítico bem atual sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade. Deixam no ar a pergunta: somos hoje insignificantes se não atuarmos em conjunto? Lembram também o fenômeno "made in China", pelo qual o país oriental atende atualmente a boa parte da demanda de produtos industrializados do mundo. Contra esse fornecimento de itens padronizados para o resto do planeta, sem levar em conta a qualidade ou as condições de trabalho, Wei Wei responde com as sementes feitas a mão, de um jeito cuidadoso, artesanal. Entre os 100 milhões de peças, dá para afirmar que não há uma igual a outra. 

PRISÃO DOMICILIAR
As sementes de girassol também têm uma forte carga simbólica para a cultura chinesa. A propaganda política durante a Revolução Cultural pintava o ditador Mao Tsé-Tung como o Sol e as pessoas ao seu redor como girassóis a apoiá-lo. Com a obra, Wei Wei ironiza a figura do tirano. Não é a primeira vez que investe contra vacas sagradas de seu país. Um dos mais importantes nomes da produção conceitual da China atualmente, ele é conhecido pelas performances e esculturas, que quase sempre transmitem mensagens críticas. Por causa disso, enfrenta constantemente problemas com o governo chinês, que tira seu blog do ar e já chegou a mantê-lo em prisão domiciliar em novembro do ano passado. Wei Wei participou da última Bienal de São Paulo com a obra Círculo de Animais, com 12 esculturas de bronze que remetem a símbolos do zodíaco.
                                    AI WEI WEI



 OUTRAS OBRAS








Nenhum comentário:

Postar um comentário