segunda-feira, 2 de maio de 2011

RESERVA INDIGENA DA JAQUEIRA

      Arraial d'Ajuda è um lugar magico...construido em uma falda aquifera...e ainda rodeado por 5  reservas..aonde os Indios Pataxos... vivem...de forma mais ou menos comoda e civilizada...mas ainda,  libres e na vivencia das  tradiciones que ainda costumam usar.
Tem ainda uma India, Curandeira ...verdadeira filha da Arte do seu Pai.... grande velho com mais de 100 anos, que ela cuida com a sabedoria das ervas que conhece tão bem...
Eu sou médica.... e a cura permanece uma das minhas "manias"... mas abandonei a minha medicina a muitos anos...e experimentando, encontrei muitas outras coisas que fazem bem... algumas ao nivel médico...homeopatia, ervas, etc... e outras ao nivel animico...sobretodo a Arte.
Essa India se chama Esmeralda...   Agora como não tem mais um curandeiro em cada reserva...ela vai de uma a outra ...entre as que cuida....e è sempre dificil saber aonde encontrar-la
Eu acho que bastante foi perdido...mas tendo varios amigos Indios também penso que alguns ainda preservaram... no seu coração, a essência de todas as tradições que parecem esquecidas.
Na praia, e nas ruas...os Indios podem ir e vender os produtos do seu artesanato sem ter que pagar taxas e complicar a vida com contadores... Assim, tem ainda uma mentalidade muito livre e curiosa....
Também á Indios instruidos ... e modernos ...que veem filmes, leen livros e te surpriendem pela facilidade de ver o grande no pequeno e vice versa.....E assim sendo reparam...o extraordinario escondido.... e a diferença de cada gota que caem das suas mãos....
 Entao... tem um jeito especial para por em relaçao um filme ou um personagem de um livro....sonho com as pequenas realidades do dia a dia.
Por isso me interessa a sua forma de ser...
Aqui vão as fotos dessa Aldeia, de 72 pessoas...alguns grandes velhos, muitos jovens...
das suas casas, comidas, totems e.... Caras.










Lorenza Bucci Casari
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário