terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cartola
1908-1980


 Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, é considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, a prova da natureza surpreendente do verdadeiro talento.


Junto com um grupo de amigos sambistas do morro, Cartola criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em 1928 fundou a Estação Primeira de Mangueira. Ele compôs também o primeiro samba para a escola de samba, "Chega de Demanda". Os sambas de Cartola se popularizaram na década de 1930, em vozes ilustres como Araci de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Silvio Caldas.

 

Depois de um período de ausência e silencio, no qual Cartola é considerado ate morto, foi reencontrado em 1956, pelo jornalista Sérgio Porto, Cartola voltou a cantar, é redescoberto por uma nova safra de intérpretes.
Aos 66 anos, Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos-solo e sua carreira tomou impulso de novo com clássicos instantâneos como "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá


http://www.youtube.com/watch?v=6jA9Cp8mtuw







Nenhum comentário:

Postar um comentário