segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

NIKI DE SAINT PHALLE A Artista mas moderna do 1900

Vamos fazer-lhe conhecer,em varias vezes, uma maravilhosa Artista que nace francesa màs que se tornou personagem do Mundo!

NIKI DE SAINT PHALLE
A arte de compartilhar beleza e solidariedade



No início dos anos 50 do século passado, quando começou a fazer sucesso na Europa, Niki de Saint Phalle parecia ser um pseudônimo. Mas a escultora, pintora, arquiteta amadora, modelo fotográfico, atriz, teatróloga, cenógrafa, estilista e designer, além de francesa legítima, carregava um sobrenome nobre.

Nki de Saint Phalle - Catherine Marie-Agnès Fal de Saint Phalle - nasceu em Neuilly-sur-Seine, cercanias de Paris, em 29 de outubro de 1930, segunda dos cinco filhos de Jeanne Jacqueline Harper e André Marie Fal de Saint Phalle.

O pai era um dos proprietários do banco da família. Com o colapso da bolsa em 1929, perdeu a sua fortuna e o negócio. O grande crash da Bolsa de Nova York obrigou a família a emigrar para os Estados Unidos. Niki viveu até os três anos com os avós maternos. Aos 11, infelizmente, foi atingida por uma tragédia somente mais tarde revelada: o abuso sexual, pelo pai.

Leitora sôfrega, seu interesse era voltado para Edgar Allan Poe, Shakespeare e os filósofos gregos. Atuava em peças escolares e escreveu sua primeira obra, "A peste".

Aos 18 anos, fugiu com o namorado Harry Matthews - a mãe obrigou que houvesse uma cerimônia formal num cartório de Nova York.

O novo casal mudou-se para Cambridge, Massachusetts. Harry estudava música na Universidade de Harvard e Niki produzia seus guaches e desenhos.

Belíssima, iniciou carreira de modelo e suas fotos apareceram na Vogue, no Harper's Bazar e na capa da revista Life.

Nenhum comentário:

Postar um comentário