quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MANDALA

Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.
Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.



 
O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos. O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional.





O círculo:
 Uma linha sem começo nem fim, um símbolo da eternidade. Sempre existe numa mandala, pois é essa forma que cria o seu campo de vibração. Ele separa o espaço sagrado do profano. Por delimitar um espaço, tudo que está dentro dele está fortalecido e protegido. Delimita o espaço de ação das energias invocadas. Jung o relaciona a um “círculo protetor ou encantado” em inúmeras culturas. Uma mandala pode conter, porém, muitos círculos em seu interior, eles sugerem q algum aspecto da pessoa merece ser protegido, enfatizado ou liberado. O simbolismo do círculo é indicar a área de ação de Deus, a abrangência de seu poder, que se irradia em todas as direções, sendo ilimitado. Ele é o símbolo do céu. Um centro vazio denota abertura a mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário